-
Arquitetos: Juan Barbero Arquitecto
- Área: 155 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Gonzalo Keogan
-
Fabricantes: Bael, Boska, Cortinas, FV, Fabrica HB, Roca, Tecnopuelo, Vitte
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ginger está localizada aos pés da colina Piltriquitron, nos arredores da cidade de Bolsón, no centro da Patagônia Argentina. O local foi o principal impulsionador das decisões do projeto: por um lado, a vista imponente da Cordilheira dos Andes e, por outro, o pinheiral onde está imersa.
A implantação da casa permitiu-nos intervir na paisagem de forma menos agressiva possível, um simples retângulo assentado em uma topografia irregular no setor mais alto do terreno. Concebido como um refúgio de férias, o projeto apresenta duas premissas fundamentais: a flexibilidade dos espaços e a relação direta com a natureza.
Materiais. A casa foi construída utilizando um sistema de construção à seco, que é rápido e fácil de montar graças à repetição e sistematização dos elementos que o compõem, feitos previamente na fábrica. A madeira é utilizada como o material principal, buscando transmitir aconchego, flexibilidade e aproveitando ao máximo suas possibilidades. Paredes, colunas, vigas, pisos e revestimentos, diferentes formas e texturas.
A planta foi organizada de forma muito simples, dividindo a área social do setor privado da casa. Os espaços principais foram orientados para as melhores vistas e posições solares, enquanto os espaços de serviço foram alinhados como parte da fachada.
A cobertura. Um plano inclinado que desliza para sudeste protegendo das intensas nevascas do inverno, também garante iluminação ideal e vistas infinitas.
Fogo no centro. A lareira é sem dúvida a protagonista proporcionando um espaço de encontro à sua volta e ajudando a aquecer a casa de forma natural. Cômoda e ecológica nos meses mais rigorosos e revestida com pedras da região ela conecta o habitante ao ambiente montanhoso.